Figura 2. Inventário de emissões de queimada usado pelo modelo CATT-BRAMS.
Figura 3. Grades do modelo operacional
Figura 4. Séries de tempo com comparação entre CO próximo à superfície (ppb, acima) e PM2.5 (g m-3, embaixo) observado (preto) e resultado do modelo (vermelho). Médias diárias foram calculadas, centradas às 1200 UTC. As barras de erro são o desvio padrão (DP) dos valores médios. Os resultados do modelo são apresentados como valores instantâneos às 1200 UTC.
Figura 5. Comparação entre CO (ppb) observado durante dezesseis vôos da campanha LBA-SMOCC/RaCCI (linha sólida e preta representa a média, enquanto a zona cinza mostra a faixa do desvio padrão) e resultados do modelo (azul).
Figura 6. Comparação entre o CO médio (ppb) observado durante dezesseis vôos da campanha LBA-SMOCC/RaCCI (linha sólida e preta representa a média, enquanto a zona cinza mostra a faixa do desvio padrão) e a média dos resultados do modelo (azul).
Figura 7. Erro relativo do modelo para CO (%) referente aos dados obtidos de CO pelo MOPITT para os meses de agosto, setembro e outubro de 2002, em cinco níveis verticais (850, 700, 500, 350 e 250 hPa). Valores positivos significam que os resultados do modelo são subestimados em relação aos dados recuperados do MOPITT e vice-versa.
Figura 8. Razão de mistura para CO (ppb, à esquerda) e o erro do modelo relativo aos dados recuperados de CO pelo MOPITT (%, à direita), a 250, 350 e 500 hPa. Valores médios com relação ao tempo foram calculados para os dias 6,7, 8 e 9 de setembro de 2002. Áreas em branco, à direita, denotam lugares sem dados válidos para MOPITT durante o período das médias.
Figura 9. Comparação entre o modelo e MODIS AOT (550 nm).
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